Em 20 de outubro de 2022, completaremos nosso primeiro ano sem a presença de Mihaly, psicólogo húngaro que cunhou o conceito de flow na década de 1970 e que é de extrema relevância ainda hoje.
Foi a partir destes estudos que nós, da Flow Group, desenvolvemos nossa metodologia de treinamentos. Portanto, nada mais justo do que aproveitar essa data para homenagear Mihaly e relembrar suas principais contribuições!
Mihaly foi um psicólogo, pesquisador e professor que dedicou mais de três décadas ao estudo de estados mentais positivos como felicidade, motivação e criatividade. Estas pesquisas o tornaram um dos nomes mais importantes da Psicologia Positiva e leitura fundamental para quem atua nas áreas de recursos humanos e desenvolvimento profissional.
Em seus estudos sobre estados mentais positivos, o pesquisador identificou que os momentos em que as pessoas se sentem mais felizes são aqueles em que há foco total em uma única atividade. E muitos dos entrevistados utilizaram uma metáfora parecida para descrever esse momento: “é como estar flutuando”, “ser levado pelo fluxo”. Foi daí que o termo “flow” surgiu.
Vamos entender melhor este conceito.
A Desordem ou entropia
O cenário de desordem e entropia é aquele em que variações externas interrompem nosso foco e desviam nossa atenção. Sempre que uma informação quebra nosso fluxo de consciência, ficamos em uma condição de desordem interna que prejudica nossa capacidade e produtividade.
Ordem de consciência (flow)
O estado oposto ao de desordem é chamado de experiência ideal. Quando a informação que recebemos continuamente tem a ver com nossos objetivos e com as atividades que estamos desenvolvendo naquele momento, nossa energia flui sem esforço. Não temos preocupação ou razão para nos questionar.
A experiência ideal é aquela que é dirigida por nós e nos dá um senso de domínio.
O conceito de flow no mundo corporativo
“Os negócios funcionam melhor com as pessoas em flow!”
Essa é uma das frases marcantes de Mihaly e mostra como o conceito tem tudo a ver com o mundo do trabalho!
Afinal, nós sabemos que nossa profissão tem muita influência em nossas vidas e afeta (positiva ou negativamente) os estados mentais que Mihaly sempre estudou.
Ao trazer os resultados de seus estudos para o mundo corporativo, Mihaly descreveu flow como “o momento em que o desafio é tão grande quanto a habilidade de completá-lo.”
Portanto, estar em flow não tem a ver com técnicas de concentração individuais. Para tornar esses momentos mais comuns no trabalho e na vida, é preciso criar um ambiente propício, em que os desafios, as capacidades e as ferramentas disponíveis sejam compatíveis.
A partir desse conceito principal, Mihaly desenvolveu muitas formas de ajudar pessoas e empresas. Suas contribuições continuam sendo essenciais para desenvolvermos ambientes e relações de trabalho em que os indivíduos se sintam bem e, por isso, os negócios atinjam os seus resultados!
E aí, quer saber mais sobre os conceitos do Mihaly e construir mais momentos flow na sua vida?
Selecionamos os melhores conteúdos para você!
Flow: A psicologia do alto desempenho e da felicidade
Flow – Guia prático: Como encontrar o foco ideal no trabalho e na vida
Flow Group © 2024 Todos os direitos reservados