Na última semana de 2022, o jornal Valor Econômico publicou uma matéria sobre inovações em treinamentos de lideranças. A Flow foi uma das consultorias usadas como exemplo desse novo momento, com métodos e recursos que se mostram eficazes diante de uma realidade cada vez mais complexa e imprevisível, como é a do dia a dia nas empresas.
Uma das razões para o tema furar a bolha dos recursos humanos e se tornar cada vez mais relevante para todo o universo corporativo é o ritmo acelerado de transformações tecnológicas e sociais que impactam tanto o mercado quanto o ambiente profissional.
Outra razão importante é a atual dificuldade de retenção de talentos – desafio que deve ser solucionado em diversas frentes, inclusive através dos treinamentos. Uma pesquisa recente da plataforma GoodHabitz mostrou que 71% dos profissionais afirmam que a falta de oportunidades de desenvolvimento pessoal é motivo para procurar um novo emprego.
Entre os métodos destacados pelo Valor Econômico e utilizados pela Flow, estão:
Existem vários motivos que levam à utilização desses métodos e também à sua eficácia.
Um deles está na atual dificuldade das empresas em conectar os treinamentos oferecidos a uma real necessidade para os colaboradores – desconexão que a abordagem da Flow busca superar.
E quando falamos especificamente do treinamento de lideranças, outro motivo se destaca. Quem nos explica é a Bárbara Gola, head de desenvolvimento e aprendizagem na Flow:
“Treinar a liderança é lidar com adultos que já têm muitos conhecimentos e competências. Quando eles são expostos a algo inesperado, isso desperta a curiosidade e os coloca no modo de aprendizes.”
Para nós aqui da Flow, é energizante terminar o ano participando desse debate e ver veículos importantes como o Valor Econômico lançando mais luz sobre ele. Além disso, começamos 2023 ainda mais seguros de que não existe fórmula mágica quando o assunto é desenvolvimento de pessoas.
O crescimento do interesse sobre inovações no universo dos treinamentos e recursos humanos faz parte de um movimento maior de transformação no ambiente de trabalho e nos anseios profissionais dos colaboradores contemporâneos.
Por isso, a principal mensagem que fica dessa reportagem e desse momento é: para solucionar os desafios corporativos e seguir crescendo, as empresas precisam se abrir a novas possibilidades de treinamentos e de culturas corporativas. E o que nossa experiência mostra é que encontrar os parceiros certos para trilhar esse caminho é a solução mais eficaz – e até mesmo divertida – para isso.
Se você e sua empresa estão refletindo e planejando os próximos passos para desenvolver profissionais e criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, entre em contato com a gente. Nossos especialistas em programas de porta de entrada (estágio e trainee), cultura organizacional e liderança estão sempre prontos para conversar!
Flow Group © 2024 Todos os direitos reservados