Pipeline de liderança: o que é e qual sua importância?
Se você tivesse que definir um ponto vital para garantir o desenvolvimento saudável de uma empresa no longo prazo, qual seria?
Claro que o sucesso depende de um conjunto de fatores, como programas de porta de entrada, cultura corporativa, processos organizacionais, combinação de soft e hard skills. No entanto, a verdade é que sem um pipeline de lideranças, as empresas podem sofrer com lacunas em funções com alto impacto no sucesso (ou fracasso) dos negócios.
É por isso que, neste artigo, mergulhamos no conceito de pipeline de liderança e explicamos sua origem, importância e aplicação.
O que é pipeline de liderança?
O pipeline é um modelo para o desenvolvimento de lideranças baseado em uma série de etapas que líderes devem passar à medida que avançam em suas carreiras.
A ideia por trás do modelo é que as organizações precisam ter uma estratégia clara e estruturada para desenvolver líderes em todos os níveis. O conceito foi criado por Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel no livro “Pipeline de liderança: O desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo”, de 2000.
Os autores argumentam que a maioria das empresas ainda não possui essa estrutura clara de desenvolvimento, o que pode resultar em lacunas de liderança que prejudicam a capacidade da empresa de atingir seus objetivos estratégicos.
Eles propuseram o conceito de pipeline de liderança como uma forma de evitar tais lacunas. A partir disso, modelo defende que existe uma série de transições que um bom profissional deve realizar, com o apoio da empresa, para conquistar gradativamente novas habilidades e força emocional conforme assumem funções cada vez mais complexas e abrangentes.
Com isso, é possível evitar problemas relacionados a promoções pouco planejadas, em que não há um equilíbrio entre as necessidades das posições e as habilidades técnicas e emocionais para que essas necessidades sejam atendidas.
O modelo descreve seis passagens de liderança, que são transições críticas que os líderes precisam atravessar para se desenvolverem e avançarem em suas carreiras.
Quais são as seis passagens (transições) do pipeline de liderança?
Passagem de individual para gerente:
Essa primeira passagem ocorre quando o profissional com alta qualidade técnica se torna um líder responsável por guiar e gerenciar outras pessoas, saindo do papel de executor individual.
Para isso, é preciso aprender a delegar tarefas de maneira eficiente, saber motivar os membros da equipe e ter uma visão clara dos objetivos a serem alcançados.Passagem de gerente para gestor de gerentes:
Nessa segunda etapa, o líder é responsável por supervisionar outros gestores e garantir que as metas e objetivos sejam alcançados. Essa transição exige que o profissional desenvolva habilidades de gerenciamento de equipe, solução de problemas e planejamento estratégico.
O líder deve estar preparado para lidar com desafios mais complexos. Inclusive eventuais conflitos entre membros da equipe e encontrar soluções para problemas que envolvam diferentes áreas da empresa.Passagem de gestor de gerentes para gerente funcional:
Na terceira passagem de liderança, o líder se torna responsável por uma área específica dentro da organização, como marketing, finanças, vendas ou operações.
Portanto, essa transição exige que o líder possua profundo conhecimento da área que irá assumir. Ele também precisa desenvolver habilidades mais avançadas em planejamento estratégico, gerenciamento de orçamento e liderança de mudanças.Passagem de gerente funcional para gerente de negócios:
Essa é considerada a passagem mais desafiadora – e também mais gratificante. Na liderança de negócios, o profissional se torna responsável por gerenciar todo o negócio ou vários de seus setores de maneira estratégica.
Essa etapa exige uma mudança de mentalidade. A partir dela, o líder deve se concentrar mais no pensamento analítico do que nas execuções. A autonomia cresce muito. Consequentemente, as responsabilidades também: os resultados financeiros passam a figurar entre suas prioridades.Passagem de líder empresarial para líder de grupo empresarial:
Na quinta passagem, o líder se torna responsável por liderar várias empresas ou divisões dentro de uma organização maior.
Essa transição exige habilidades em múltiplas frentes, como alocação de recursos e estratégia de negócios. Afinal, o líder deve estar preparado para lidar com desafios complexos em diferentes áreas de negócio e saber como alocar recursos de maneira eficiente.Passagem de líder de grupo empresarial para líder corporativo:
Na sexta e última passagem de liderança, o líder se torna responsável por liderar uma grande corporação. Essa transição exige que a pessoa desenvolva habilidades em liderança global, gerenciamento de talentos e influência.
Para isso, o líder deve estar preparado para lidar com desafios culturais e ser capaz de tomar decisões que afetam todo negócio.
O pipeline de liderança faz sentido para todas as empresas?
Como a gente sempre reforça aqui na Flow, não tem receita mágica para o sucesso de uma empresa. Nesse sentido, os mais variados setores e tipos de negócio podem aplicar o modelo de pipeline de liderança. No entanto, devem adaptá-lo para a realidade de cada organização.
Afinal, empresas variam em tamanho, estrutura, cultura e objetivos, o que significa que as habilidades e experiências necessárias para liderar com sucesso podem ser diferentes em cada uma.
Nós, da Flow, temos consultores especializados em liderança. Então, se quiser conversar e planejar como criar um pipeline adequado para seus negócios, entre em contato com a gente clicando aqui ou enviando uma mensagem em nossas redes sociais!