Você já ouviu falar do CBTD? É um evento pensado para profissionais de Recursos Humanos para falar de Treinamento e Desenvolvimento. E mais do que isso: é o maior e mais conceituado congresso da América Latina sobre desenvolvimento de pessoas nas organizações. Ele reúne os principais especialistas da área para trocar experiências, inspirar e crescer. Este ano o CBTD aconteceu entre os dias 21 e 23 de junho e, claro, a Flow Group não ficou de fora.
O CBTD é um evento de negócios, é verdade. Quem esteve presente quis sair de lá mais capaz de buscar melhores performances e resultados. Mas, além disso, esse encontro deixou algo muito claro para a gente.
Ficou claro que, lá atrás, quando tudo começou, a nossa empresa escolheu o caminho certo para percorrer.
O objetivo da Flow Group sempre foi possibilitar que mais pessoas encontrassem momentos de concentração profunda em que, de tão absortas em uma atividade, conseguissem alcançar um estado ideal de felicidade. E a maioria dos profissionais de RH que encontramos por lá pensa da mesma forma!
Extraordinário, né? Compartilhar a mesma ideia com tantas pessoas deixa uma sensação bem vibrante no peito. A confiança só aumenta!
E graças a energias tão boas, a conexão formada naqueles três dias foi mais do que marcante. Então não poderia ser de outra forma: a gente teve que preparar este blog para contar tudinho sobre o estande que montamos lá no CBTD.
Dá só uma olhada!
Antes de tudo, vamos falar um pouquinho do estande em si. Nosso ponto de partida era a ideia de proporcionar uma experiência de autoconhecimento.
Pensando nisso, a gente montou um painel bem grande no nosso estande. Nele, as pessoas poderiam colocar etiquetas que expressassem seu estado emocional. O objetivo era que os visitantes tomassem consciência de seus desafios em um contexto mais individualizado.
Não entendeu muito bem ainda? Calma que vai ficar mais claro.
No evento, cada uma das pessoas que chegava até nós era convidada a pensar sobre seu momento na empresa. A partir disso, elas compartilhavam dúvidas, questionamentos e vivências. E, passando por todo esse processo, elas chegavam ao seu estado atual: ansiedade, excitação, preocupação, controle, desinteresse, conforto, tédio ou flow.
Daí em diante, acontecia a mágica. Olhos e ouvidos atentos. Os consultores da Flow Group faziam sua contribuição. Falando sobre experiências passadas que funcionaram e perspectivas de soluções.
No fim, a gente localizava o estado emocional no gráfico gigante ao fundo do estande, em forma de etiqueta fixada.
Márcio Cassin, CEO da FlowGroup, que esteve presente conversando com as pessoas durante os três dias de evento, compartilhou que:
“Encontrar as pessoas e estar atento ao que nos trazem é o principal diferencial que vejo na Flow. É especial demais ver o time todo interessado de fato no problema trazido e buscando soluções a partir do que já fazemos nos clientes e vemos o resultado todos os dias. O CBTD me fez reforçar ainda mais valores e propósitos que acredito.”
O Tiago Cesário, líder responsável pelos programas para liderança hoje na Flow Group, também contou como foi essa experiência:
“Foi incrível o nível de conexão que eu senti, na troca de energia e confiança depositada. Saí todos os dias impactado e com ainda mais vontade de fazer acontecer as transformações junto das
empresas.”
Você lembra que a gente escreveu, ali em cima, que um dos estados emocionais poderia ser flow. Você pode não saber o que significa exatamente, mas temos certeza de que não ficou perdido.
Nem você, nem as pessoas que visitaram o estande da Flow Group lá no evento.
Isso é bem interessante, não é? Que a maioria das pessoas já tenha uma ideia do significado de flow. A palavra em si já traz esse sentimento de harmonia e ritmo. E, de fato, flow significa estar focado e feliz.
“O estado de flow possibilita uma sinergia entre as disciplinas aparentemente opostas na vida: a ordem do foco e a consistência junto com a liberdade, a abertura e o sentimento de distorção do tempo.”
É o que diz Mihaly em seu livro A Psicologia do Alto Desempenho e da Felicidade.
Durante o evento, percebemos que a parte do gráfico que mais demorava a ficar ocupada com as etiquetas era exatamente a do flow. E dá para entender, não é mesmo? São muitos os desafios atuais que explicam esse resultado.
Mas é importante ganhar consciência das habilidades que faltam para que esses desafios sejam superados. E o gráfico ajuda nisso. Como explica Márcio Cassin:
“Quando as dores são mapeadas de maneira clara, com olhar coletivo e individual, é possível entender com maior precisão a real necessidade de atuação. Por isso buscamos entender a realidade de cada cliente desde a primeira conversa para desenhar soluções sob medida.”
Como já dissemos, durante os três dias de CBTD, conversamos com diversos profissionais. Sobre diferentes questões da nossa área. E aqui achamos bastante válido encerrar este blog com um tema importantíssimo que temos certeza que te interessa: cultura organizacional, transformação, inclusão e diversidade.
É um tema com bastante evidência. A Flow Group precisava falar sobre ele com nossos visitantes. Então vamos também compartilhar um pouco dessas ideias com você.
Mulheres na liderança, espaço de acolhimento para a maternidade, questões de gênero, raça e cor. São inúmeras as questões que entraram para a pauta da cultura dentro das organizações atualmente.
Afinal, a cultura organizacional compreende todas as crenças, valores e atitudes de uma empresa e como eles influenciam o comportamento dos funcionários. Fica evidente que ela tem um impacto significativo em como a inclusão e a diversidade são recebidas e colocadas em prática em uma empresa.
A cultura organizacional está na base de tudo. Por isso que muitas vezes a transformação é inevitável. Esse é o problema de muitas organizações: não conseguem adotar a mudança. Mas ela não pode ser temida. Tem que ser implementada por inteiro. Ou abraçar de verdade a diversidade e a inclusão fica muito difícil.
Não é à toa que aqui, na Flow Group, nós buscamos a transformação de dentro para fora e de fora para dentro. Ou seja, uma transformação real e, como disse nosso CEO, através de “soluções sob medida”.
E nada mais propício para se apoiar durante esse grande passo do que o conceito de flow!
Mas a gente já falou demais. Está na hora de ver um pouco de cor: imagens falam mais que palavras. Você vai ver como toda a energia positiva proporcionada pelo CBTD transborda:
Reparou na Olga, a pequena mascote da Flow Group? Ela quase não desgrudou da mãe e do pai, mas adorou brincar com as bolinhas coloridas. Uma gracinha, né?
Se você passou por lá, não deixe de compartilhar um pouco da sua experiência com a gente. Continuar conversando é sempre importante. Seguimos conectados e prontos para a próxima!
Flow Group © 2024 Todos os direitos reservados