Cultura organizacional: o que é e como pode se transformar no DNA da sua empresa

A cultura organizacional é um dos pilares fundamentais que moldam o ambiente e as práticas dentro de uma empresa. Ela pode ser definida como o conjunto de valores, crenças, comportamentos e normas compartilhados que guiam a forma como os colaboradores interagem, tomam decisões e realizam suas atividades diárias. 

A cultura organizacional vai muito além da “missão, visão e valores” de uma empresa. Ela é a alma que influencia a forma como as pessoas se sentem no trabalho e o quão motivadas e engajadas elas estão.

Esse conceito se tornou uma tendência das empresas modernas, que consideram as soft skills tão importantes quanto as habilidades técnicas. Para algumas empresas, o fit cultural é até mais importante. 

Além de ajudar a empresa a criar uma identidade, a cultura é essencial para atrair “gente como a gente”, ou seja, talentos que estão em sinergia com a vivência e até mesmo os objetivos do negócio. “Você se sente bem em uma empresa quando ela fala com os seus valores”, explica a especialista de Cultura e Transformação Ester Luchini. 

Os patronos da cultura organizacional

Uma cultura organizacional forte e bem definida pode contribuir significativamente para o sucesso de uma empresa. Por essa razão, ela precisa ser vivida e protegida todos os dias por diferentes figuras. 

Apesar do RH ser o grande protetor da cultura organizacional e também garantir que novos talentos contratados tenham match com a empresa, outras áreas também são responsáveis por fazer a disseminação e preservação da cultura.

Em especial, as lideranças, que são o contato mais direto no dia a dia que os colaboradores terão. Por essa razão, os líderes precisam inspirar e incentivar práticas que estejam em sinergia com os valores da empresa.  

Cultura não tem tamanho

Seja uma empresa multinacional com mais de 500 funcionários ou uma empresa familiar com menos de 10, é possível criar uma cultura organizacional de acordo com os valores do negócio 

Mais do que só pensar no DNA da empresa, é importante que essas características sejam divulgadas e disseminadas entre a equipe. 

“Em empresas pequenas, com um fundador presente ou empresas familiares, você tem ali uma pessoa que personifica a cultura muito fortemente O que vamos observando é que conforme a empresa vai crescendo, essa figura vai ficando menos marcada, e por isso precisamos pensar em outras estruturas para passar a cultura de forma clara para todo mundo”, comenta a especialista.

Por essa razão, a cultura é vivida diariamente para não ser esquecida ou negligenciada. Além disso, ela precisa estar bastante enraizada na rotina dos colaboradores, da liderança, do RH e dos próprios fundadores. 

O conceito de flow para tornar a cultura organizacional realidade

A cultura organizacional e o conceito de flow estão interligados de maneira significativa. Uma cultura organizacional que valoriza a autonomia, o reconhecimento e o desenvolvimento contínuo pode facilitar a criação de condições ideais para que os colaboradores atinjam o estado de flow. 

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a cultura organizacional pode influenciar o flow:

  • Autonomia e Confiança: Culturas que incentivam a autonomia e confiam nas capacidades dos colaboradores permitem que estes tomem decisões e ajam de acordo com suas competências. Isso pode levar a experiências de flow, pois os colaboradores sentem-se mais no controle de suas tarefas e desafiados de forma adequada.
  • Reconhecimento e Feedback: Em uma cultura que promove o reconhecimento e o feedback construtivo, os colaboradores têm uma visão clara de seu progresso e impacto. Isso não apenas reforça a motivação, mas também ajuda a ajustar e aprimorar habilidades, facilitando a entrada no estado de flow.
  • Desafios Adequados: Uma cultura que oferece desafios adequados e oportunidades para o crescimento contínuo ajuda a manter os colaboradores engajados e estimulados. Quando as tarefas são desafiadoras, mas não sobrecarregam, é mais provável que se alcance o flow.
  • Ambiente Positivo e Colaborativo: Um ambiente de trabalho que promove a colaboração e o suporte mútuo pode contribuir para um estado de flow. A sensação de pertencimento e apoio entre colegas pode aumentar o engajamento e a satisfação no trabalho.

Ao alinhar a cultura organizacional com os princípios que favorecem o flow, as empresas podem criar um ambiente de trabalho mais satisfatório e produtivo. Investir na cultura e adotar práticas que promovem o estado de flow não só melhora o desempenho individual, mas também fortalece a organização como um todo.

*crédito imagem: Nuthawut Somsuk

Cultura Organizacional, estado de flow, cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro das nossas novidades
  • Rua Macunis, 68 - Vila Madalena, São Paulo, Brasil

  • marcio.cassin@flgbrasil.com

  • Telefone: (11) 96647-8080

Flow Group © 2024 Todos os direitos reservados