ChatGPT para o RH: aliado ou inimigo?
Você já perguntou alguma coisa para o Chat GPT hoje? A resposta para essa pergunta é, cada vez mais, “sim”. No entanto, as vantagens desse uso ainda estão em debate. Siga a leitura para conhecer alguns argumentos e estratégias que vão ajudar você a entender mais sobre essa tecnologia e, eventualmente, usá-la a seu favor!
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um programa de computador que usa inteligência artificial para conversar com pessoas por meio de texto. Ele foi treinado a partir de uma enorme quantidade de dados de linguagem natural, como artigos de blog, livros, notícias, pesquisas e outros conteúdos disponíveis na internet. Com isso, ele pode entender e gerar respostas utilizando a linguagem humana.
Ele foi lançado pela empresa Open IA em novembro de 2022. Vale destacar que, apesar da tradução do nome da empresa ser “Inteligência Artificial Aberta”, ela é privada e sua maior investidora é a Microsoft. Independentemente disso, desde seu lançamento, o interesse e os debates sobre essa tecnologia invadiram muitos espaços, inclusive as reuniões e eventos relacionados aos recursos humanos.
Aliado ou inimigo? Resposta do próprio chat
Respondendo a pergunta do título, o ChatGPT pode ser um aliado dos profissionais da área de desenvolvimento humano e profissional. Ele pode ajudar a responder perguntas, fornecer informações ou até mesmo conduzir conversas como se fosse uma pessoa. No entanto, é preciso usar essa tecnologia com cuidado, porque ela possui limitações e o debate sobre a confiabilidade de suas respostas é muito grande.
Existe também uma preocupação de que o Chat GPT e tecnologias semelhantes poderiam substituir alguns profissionais, mas é bem improvável que ele “roube” vagas de emprego no RH – pelo menos em um futuro próximo.
Afinal, os profissionais de RH são responsáveis por tomar decisões importantes, que afetam a vida e a carreira dos funcionários da empresa. Eles precisam de soft skills como empatia, inteligência emocional, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal. Além disso, precisam de conhecimentos e experiências na legislação trabalhista local e em práticas de gestão de pessoas. Essas habilidades e conhecimentos não podem ser substituídos por uma ferramenta de inteligência artificial como o Chat.
Muitas das atividades que os profissionais de RH realizam, como desenvolver e manter a cultura organizacional, gerenciar conflitos e promover o bem-estar dos funcionários, exigem interação humana e julgamento subjetivo. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma ferramenta valiosa, mas não pode substituir completamente as habilidades e a experiência humanas necessárias para o sucesso em Recursos Humanos.
Dito isso, detalharemos abaixo algumas das principais formas de utilizar o ChatGPT a seu favor e também quais são as principais limitações dessa tecnologia.
Como utilizar o ChatGPT no contexto do RH?
Recentemente, a Taís Cunha, uma das consultoras aqui da Flow, escreveu um artigo sobre o ChatGPT. Ela nos ajuda a entender melhor qual o contexto e as possibilidades da utilização dessa tecnologia nas empresas:
“As empresas vivem em um mundo acelerado pela tecnologia, onde precisam estar atentas para entender como elas podem impactar os negócios. A Inteligência Artificial tem aumentado cada vez mais seu espaço dentro das organizações. O ChatGPT pode ter inúmeras funções dentro de uma empresa como auxiliar os produtores de conteúdo a reunirem informações de forma rápida, criar uma publicação para vagas, um roteiro de entrevista, pode ajudar a criar OKRs e por aí vai…”
Confira algumas formas de utilizar o Chat em atividades do trabalho.
Triagem de candidatos
O Chat pode ajudar a filtrar currículos, a criar respostas mais gerais para perguntas frequentes dos candidatos e fornecer informações sobre as posições em aberto. Veja um exemplo na imagem abaixo:
Entrevistas preliminares
O Chat pode ajudar você a preparar perguntas para conduzir entrevistas preliminares com candidatos.
Análise de dados
Por conta de sua capacidade de processar grandes quantidades de dados, a tecnologia pode ajudar os profissionais de RH a analisar informações de recrutamento e seleção, como taxas de conversão de candidatos e tempo médio de preenchimento de uma posição. Basta incluir as informações que você tem no campo de pergunta do Chat e pedir que calcule as taxas que você precisa.
Esses e outros usos do ChatGPT no contexto do RH devem ser sempre supervisionados por profissionais qualificados. Até porque ele possui muitas limitações.
As limitações do ChatGPT
Como um modelo de linguagem, o Chat GPT tem limitações em relação ao entendimento de contexto, imprecisão e conhecimento prático, entre outras coisas.
Por isso, recomendamos que você o utilize apenas para otimizar tarefas e escrever conteúdos sobre os quais você tem conhecimento e, por isso, pode determinar a veracidade da resposta.
Além disso, considere as limitações descritas abaixo sempre que estiver conversando com o ChatGPT.
Entendimento limitado
Embora ele possa entender muitas coisas, essa capacidade é limitada pelo que foi incluído nos dados de treinamento usados para o desenvolver. Isso significa que pode haver tópicos ou conceitos que ele não entenda bem ou que responda de maneira equivocada.
Ausência de contexto
O Chat nem sempre consegue entender bem o contexto das perguntas que recebe. Por exemplo, se uma pergunta contém muitas ambiguidades ou palavras de duplo sentido, pode ser que a tecnologia não entenda o que a pessoa está perguntando.
Viés e imprecisão
O ChatGPT é alimentado por dados criados por nós, seres humanos. Seu código também foi escrito por seres humanos. O que significa que ele pode ser influenciado por qualquer preconceito ou imprecisão presentes nos dados de treinamento.
Ausência de fontes
O ChatGPT não foi programado para informar as fontes específicas que utiliza para responder a uma pergunta. Com isso, não é possível checar os conteúdos usados como base para suas respostas e nem mesmo referenciar a origem das informações.
Conclusão
Concluindo, o Chat GPT pode ser uma ferramenta útil para várias tarefas pessoais e profissionais, mas deve ser usado com muita atenção e cuidado. O debate sobre a confiabilidade das respostas é muito grande e continuará por muito tempo – afinal, o Chat é ainda recente.
Assine a newsletter quinzenal Let it Flow e continue acompanhando nosso blog para se manter informado sobre esse e outros assuntos importantes para o RH!