Pequeno Manual para quem faz estágio: Como gerenciar o seu tempo (mesmo tendo que fazer tudo em todo lugar ao mesmo tempo).
Você já ganhou pontos adicionais se você descobriu as duas referências!
O tempo passa e a gente nem vê.
Às vezes parece que para dar conta de tudo no trabalho e nos estudos, o dia teria que ter 53 horas. Mas é claro, o dia só tem 24 horas e é muito fácil ficar perdido ao organizar a correria do dia a dia.
Então, o que a gente faz nesses casos?
O gerenciamento de tempo ajuda a gente a equilibrar as horas entre o trabalho, os estudos e tudo mais. Isso acaba aumentando a produtividade, e com mais coisas sendo feitas, melhor a gente se sente no final do dia.
Neste post, vamos falar um pouco sobre como fazer o gerenciamento de tempo que permite você conciliar todas as tarefas do seu dia!
Passo 1: Defina suas prioridades
A Matriz de Eisenhower é uma ferramenta simples, mas muito útil, para organizar as tarefas do dia a dia. Ela ajuda a gente a priorizar o que é realmente importante e a não se perder nas coisas menos urgentes.
Ela funciona assim:
No primeiro quadrante, você coloca as coisas urgentes e importantes, do tipo “tem que fazer AGORA!”.
No segundo, vão as tarefas importantes, mas que não são urgentes, então você programa pra fazer em breve.
Já no terceiro quadrante, caem as coisas urgentes, mas não tão importantes assim. Essas, a gente pede pra alguém fazer.
Por fim, no quarto quadrante, vão as tarefas que não são urgentes e não são importantes. Aí, ou deixamos pra depois ou pensamos se vale a pena fazer.
Pro tip:
Organizar suas prioridades é uma tarefa em si e pode parecer problemático definir cada uma das tarefas, mas é importante para não perder nada do que tá acontecendo!
Passo 2: Economize o tempo nas redes sociais
Quem diria que passar cinco minutos no Tik Tok custaria 4 horas do seu dia?
É melhor evitar ficar dando aquelas olhadinhas nos apps e navegando nas redes o tempo todo durante o seu dia.
A melhor dica para não abandonar o mundo completamente é separar um momento rápido no final do dia pra dar uma conferida no Facebook ou Instagram e usar o resto do seu tempo livre pra relaxar um pouco.
Mesmo assim tome cuidado: segundo um estudo publicado no Journal of Social and Clinical Psychology, não é recomendável passar mais de meia hora por dia nas redes sociais.
Pro tip:
Se você não estiver conseguindo fazer uso saudável do celular, experimente algum aplicativo de controle, tipo Forest, AppBlock, Detox, Stay Focused ou Reservi…
Passo 3: Pare de varrer pra baixo do tapete.
Quando você trabalha e estuda, é quase como se a vida estivesse em modo turbo. Equilibrar suas tarefas da faculdade, profissionais e pessoas pode ser muito difícil.
A estratégia aqui é abandonar o hábito de procrastinar, de deixar tudo para depois.
A dica: sempre que receber uma tarefa ou uma atividade em sala de aula que seja rápida de fazer e não tome muito tempo, inicie o quanto antes.
Se couber na sua Matriz, reserve um tempinho no mesmo dia para dar o pontapé inicial. Isso evita que o trabalho se acumule e se transforme em um monstro gigante que você terá que enfrentar mais tarde.
Pro tip:
Estabeleça metas diárias ou semanais para acompanhar seu progresso. Definir pequenas recompensas para si mesmo após completar uma tarefa também pode ser motivador.
Passo 4: Dormir é um superpoder
Nunca, em hipótese alguma, abra mão das preciosas horas de sono para tentar adiantar tarefas. Pesquisadores de Yale descobriram que a tentativa de economizar tempo ao sacrificar o sono tem um impacto negativo tanto no curto quanto no longo prazo.
A privação de sono não é a solução mágica para resolver suas tarefas e ficar em dia. Na verdade, acaba prejudicando sua produtividade e bem-estar. Pessoas privadas de sono tendem a procrastinar mais e se distrair com mais facilidade durante o dia.
O cansaço não apenas afeta seu foco e concentração, mas também pode levar a erros, falta de criatividade e menor capacidade de resolver problemas. Ou seja, tentar ganhar tempo à custa de noites mal dormidas pode acabar custando caro.
Pro tip
Para dormir melhor e mais rápido, pratique algumas rotinas de higiene do sono: não leve o celular para dormir, e pare de usar redes sociais por pelo menos uma hora antes da hora de dormir.
Por hoje é só, pessoal!
Gostou desse Pequeno Manual e quer ver mais desse conteúdo por aqui? Não se esqueça de seguir o Flow Group nas redes sociais e acompanhar nosso blog!