Empatia: como isso afeta sua liderança?
Você, que é líder, já considerou o quanto as empresas têm influência sobre os colaboradores e o quanto os colaboradores também têm influência sobre as empresas? Em outras palavras, já pensou que, dependendo da forma como são tratados, os colaboradores vão ou não entregar bons resultados? É por isso que a empatia é o tema do artigo de hoje: essa é uma habilidade de liderança que não pode ser ignorada.
Não é novidade que demonstrar empatia traz bastante positividade para a vida das pessoas. Mas a capacidade de se colocar no lugar do outro há muito tempo deixou de ser apenas um acréscimo no mundo dos negócios.
Uma pesquisa recente da Catalyst, realizada com quase 900 colaboradores, aponta que líderes que têm maior empatia com seus times conseguem conquistar melhores resultados e benefícios relacionados a engajamento, retenção e inovação.
Três componentes essenciais para o crescimento de qualquer organização. Sendo assim, nada mais justo do que darmos uma olhada mais detalhada no que os dados dessa pesquisa dizem sobre cada um desses tópicos:
Inovação
Mais de 60% dos participantes da pesquisa da Catalyst afirmaram que, quando seus líderes são empáticos, eles se sentem mais aptos a inovar.
Sabe por quê? Porque, por meio da empatia, os líderes são muito mais capazes de inspirar, promover o trabalho em equipe e cultivar a confiança.
Na sua organização, você é cobrado para entregar mais inovação? Se sim, será que não faria sentido trabalhar mais a empatia como uma habilidade de liderança?
Isso com certeza vai te ajudar a melhorar os resultados da sua equipe em inovação!
Engajamento
No que diz respeito ao engajamento, a pesquisa mostrou que mais de 70% das pessoas entrevistadas afirmaram que, quando experimentam a empatia de seus líderes, se sentem mais engajadas.
E não é para menos: quando a empatia é cultivada como uma habilidade de liderança, os colaboradores se sentem mais valorizados e apoiados para alcançarem melhores resultados.
Por isso, vale a pena nos perguntarmos: será que o problema de engajamento da nossa equipe não está vindo da falta de empatia? Será que não precisamos trabalhar mais a habilidade de liderança de nos colocarmos mais no lugar dos membros do nosso time?
Problemas de engajamento podem se tornar uma bola de neve. A Claudia França, consultora em liderança aqui da Flow, nos contou um pouco sobre sua experiência trabalhando com desenvolvimento de pessoas e de líderes:
“Uma coisa que eu escuto com muita frequência é que o baixo engajamento da equipe é o grande calcanhar de Aquiles, é um grande problema da gestão, porque, quando o time não está engajado, não se consegue alcançar resultados em outras frentes.”
Então, se esse for um dos desafios que você está enfrentando, reflita: às vezes, o maior obstáculo para crescimento está em habilidades sociais básicas mas negligenciadas.
Retenção
Por fim, a respeito da retenção, mais de 50% das mulheres brancas que responderam à pesquisa, e mais de 60% das mulheres pretas, disseram que não deixariam o lugar em que trabalham se se sentissem mais respeitadas e valorizadas em suas particularidades.
Quando pensamos sobre dados como esse, sabemos que, de fato, o problema da retenção atinge muito mais as mulheres do que os homens.
Felizmente, muitos indicadores apontam que hoje as empresas buscam ter metas de contratação de mulheres em suas organizações.
Assim, mais uma vez, se a sua empresa tem como meta uma maior retenção de mulheres, incluindo mulheres pretas, é importante que você leve em consideração essa habilidade de liderança tão essencial que é a empatia.
Empatia: habilidade de liderança funcionando na prática
A Claudia também compartilhou com a gente que, como mulher preta, em sua jornada profissional, já viveu situações em que parava para pensar no quanto era escutada ou no quanto o seu líder ou as pessoas com quem trabalhava se colocavam em seu lugar. No quanto isso fazia muita diferença para que se mantivesse em um emprego ou desejasse estar em outro lugar.
“Recentemente”, ela conta, “apresentei uma ideia para o meu líder e, imediatamente, ele disse ‘quero saber o que é, o que te fez pensar nisso’. Ele levou isso para a liderança dele, o líder do meu líder, e a ideia daí foi coconstruida. Eu me senti pertencente àquele lugar.”
Nessa situação, o líder da Claudia assumiu uma postura positiva diante do que sua colaboradora tinha a dizer, se permitindo perceber que ela tinha uma intenção real de trazer mais resultados para a empresa. E levou sua ideia adiante!
Em um único momento, mostrado neste exemplo, vemos como o líder de uma organização, ao praticar a empatia, pode contribuir facilmente com a inovação, o engajamento e a retenção no seu local de trabalho.
O que podemos aprender com esses dados
Muitas vezes os líderes deixam de valorizar a empatia como uma habilidade de liderança importante e acabam negligenciando o principal valor da sua organização: as pessoas que nela trabalham e contribuem para levá-la ao sucesso.
Por isso, o nosso convite para você, que é líder, é ouvir mais os seus colaboradores. Abra espaço para que eles se sintam seguros em falar o que pensam, suas ideias e até mesmo os pontos de vista críticos em relação a algum processo ou a algo que acontece na organização.
Ou seja, com a ajuda da empatia, promova a segurança psicológica no seu ambiente de trabalho.
A segurança psicológica é um conceito desenvolvido pela estudiosa Amy Edmondson, por meio do qual as pessoas se sentem mais seguras para correr riscos interpessoais. Em outras palavras, enxergam o ambiente de trabalho como um lugar em que a honestidade e o diálogo são valorizados. Elas se sentem capazes de falar o que precisa ser dito, lidando com problemas da melhor maneira possível.
Como resultado, se pode potencializar toda a capacidade de aprendizado e produtividade dos colaboradores.
A essa altura, está mais do que claro o quanto a empatia é fundamental. É uma habilidade de liderança sem a qual não podemos avançar.
Quer conversar mais sobre o tema? Quem sabe dar os próximos passos para desenvolver a empatia em suas lideranças? Entre em contato com a gente! Estamos sempre à disposição para encontrar soluções juntos.