A vertical de liderança é das mais cruciais para o desenvolvimento de qualquer empresa. Por isso, neste momento de fim de ano, setores de RH ao redor do mundo estão olhando para as tendências de liderança para 2023, alinhando aos objetivos da empresa e planejando suas próximas ações e treinamentos.
Como o tempo é curto e as demandas não param, toda ajuda é bem-vinda na hora de mapear tantas informações e análises de mercado.
Pensando nisso, selecionamos e explicamos aqui as principais tendências de liderança para 2023. Prepare o bloco de notas e boa leitura!
Manter-se sempre estudando, consumindo informações e conhecendo novas técnicas e abordagens profissionais não é mais um diferencial. Daqui em diante, o aprendizado constante será praticamente pré-requisito para o bom desempenho dos líderes.
Afinal, o mundo ao nosso redor está mudando tão rápido que temos que ser adaptáveis, ágeis e capazes de nos renovar. Caso contrário, corremos o risco de perder oportunidades e ficar para trás.
Existem algumas coisas que o RH pode fazer para cultivar essa cultura de aprendizado contínuo nas lideranças da empresa.
Um bom primeiro passo é ampliar o conceito de estudo. O conhecimento não está apenas em MBAs, pós-graduações e calhamaços que estabelecem os “do’s e dont’s” da liderança.
Acompanhar as notícias do mercado, as inovações tecnológicas, os podcasts e newsletters de referências do setor e também dos concorrentes… tudo isso faz parte de uma postura de aprendizado constante que pode e deve ser estimulada nas lideranças.
Além disso, considere investir em treinamentos periódicos personalizados. Com eles, é possível construir conhecimento a partir da prática das reais necessidades e oportunidades identificadas pela empresa.
Para prosperar no futuro, as organizações devem ser capazes de se adaptar rapidamente aos contextos em constante mudança – sejam elas causadas pelo avanço tecnológico, por variações de mercado ou por outros fatores.
E para que a empresa tenha melhor adaptabilidade, precisa de líderes com uma mentalidade de crescimento que os leva a buscar constantemente novas formas de melhorar processos, traçar estratégias e alcançar resultados.
Essa mentalidade de crescimento envolve habilidades e práticas como:
As formas tradicionais de liderança, aquelas baseadas na autoridade e no poder, estão falhando em gerar o desempenho desejado pelas organizações. Por quê? Maior complexidade, formas remotas de trabalho e perspectivas sociais e culturais em evolução exigem uma reformulação de como a liderança é vista e exercida.
Nesse contexto, as principais responsabilidades dos líderes continuam semelhantes: representar e disseminar a cultura da empresa, apoiar os times e entregar resultados. No entanto, a abordagem diante dessas responsabilidades deve mudar para que a liderança seja efetiva.
No passado, a abordagem mais comum e mais defendida era a de assumir um “comportamento profissional”, específico ao ambiente de trabalho, para transmitir limites e diretrizes comportamentais às equipes.
Para alcançar melhores resultados no presente e no futuro, é preciso seguir uma abordagem mais pessoal, focada em criar um ambiente seguro para que os colaboradores consigam se expressar no trabalho e se sintam realmente parte da cultura organizacional.
A função de apoiar os times também não significará as mesmas coisas em 2023. Uma das causas para a mudança é a fusão entre vida pessoal e profissional intensificada durante a pandemia.
Segundo análise da Gartner, os líderes devem compreender os profissionais enquanto indivíduos com diferentes potencialidades e necessidades – só assim poderão fornecer o suporte que as equipes precisam.
O trabalho híbrido ou remoto mostrou, tanto para as empresas quanto para os profissionais, que diferentes fluxos de trabalho podem ser mais ou menos eficientes para cada um. Esse aprendizado deve ser absorvido para alcançar melhores resultados em 2023.
Como? Com líderes capazes de identificar o perfil profissional de seus colaboradores e de estabelecer processos de trabalho mais personalizáveis e flexíveis.
Você sabe que as lideranças são essenciais para o desenvolvimento da empresa – inclusive, já falamos um pouco sobre isso neste outro texto aqui.
Acontece que mesmo concordando com essa afirmação, muitas organizações focam todos os seus esforços em treinar os líderes atuais, e deixam o desenvolvimento de novos líderes em segundo plano.
Eventualmente, essa conta pode chegar.
Para desenvolver a mentalidade e as habilidades de liderança em outros colaboradores, um líder deve ser capaz de:
Com essas tendências em mãos, é hora de olhar para o cenário da sua empresa e conectar os movimentos do mercado à sua realidade!
Se quiser conversar sobre desenvolvimento de lideranças, mande uma mensagem pra gente! Temos consultores especializados nessa vertical que vão adorar bater um papo e colaborar no crescimento dos seus negócios!
Flow Group © 2024 Todos os direitos reservados