Teste de estilos de aprendizagem para empresas
Já ouviu frases como “eu aprendo melhor lendo” ou “gosto de vídeo, sou mais visual”? Afirmações como estas evidenciam algo que muitos teóricos já mostram em diversos estudos: diferentes pessoas têm diferentes facilidades e dificuldades na hora de aprender algo novo.
Os testes de estilos de aprendizagem são métodos que ajudam a identificar essas facilidades e dificuldades entre grupos de profissionais e, assim, melhorar os resultados de processos educativos, como treinamentos focados em desenvolvimento humano.
Testes de estilo de aprendizagem para empresas
Se você trabalha com RH e desenvolvimento de pessoas já deve ter topado com o desafio de treinar profissionais tão diversos. E também já deve saber que aplicar treinamentos eficientes é essencial para melhorar os resultados da empresa. Mas existe ainda outra razão que torna a qualidade dos programas ainda mais crítica: ela afeta diretamente seu turnover.
Uma pesquisa recente da plataforma GoodHabitz mostrou que 71% dos profissionais afirmam que a falta de oportunidades de desenvolvimento pessoal é motivo para procurar um novo emprego.
É nesse cenário que os métodos de estilo de aprendizagem podem ajudar e melhorar ainda mais a eficácia. Tanto para você se conhecer melhor e tirar maior proveito dos estudos, quanto para melhorar os indicadores da sua área e de toda a empresa.
A teoria por trás dos testes de estilos de aprendizagem
Os estilos de aprendizagem são traços afetivos, fisiológicos e cognitivos que funcionam como indicadores estáveis de como as pessoas percebem, interagem e respondem a seus ambientes de aprendizagem.
Existem algumas teorias reconhecidas ao redor do tema. Uma das principais, que é a utilizada aqui na Flow, é a teoria Honey-Alonso.
A teoria Honey-Alonso de estilo de aprendizagem
Este método foi elaborado pela doutora em educação Catalina Alonso e pelo psicólogo Peter Honey.
O que ele sugere é que existe um ciclo de aprendizagem que resulta da interação entre vários elementos: ambiente externo, experiência prévia e conhecimentos já construídos individualmente.
A interação entre esses elementos resulta em quatro estilos gerais de aprendizagem: Ativo, Reflexivo, Teórico e Pragmático.
Para identificar esses estilos, os pesquisadores elaboraram um questionário com perguntas sobre preferências e características pessoais. Ele foi aplicado a 1.371 alunos, de 25 Faculdades da Universidade Complutense e Politécnica de Madrid, e foi a análise de seus resultados que possibilitou a definição de cada estilo.
A importância desse método para gestores de RH é tão grande porque ao identificar em qual dos estilos de aprendizagem cada profissional se encontra, é possível direcionar técnicas de treinamento mais efetivas para cada um deles.
Aplique o teste em suas lideranças!
Quer realizar o teste e aplicá-lo gratuitamente em suas lideranças? É só clicar no link abaixo!
Sabendo da importância dos estilos de aprendizagem para o ambiente corporativo, disponibilizamos alguns testes baseados no método Honey-Alonso e direcionados especificamente para lideranças.
São no máximo 10 links por empresa para o teste gratuito. As respostas serão analisadas e enviadas por e-mail pelo nosso time de especialistas.
Clique aqui para conferir os detalhes e acessar o teste gratuito!