Muito se diz e se ouve sobre o desafio que é treinar as pessoas da Geração Z e incorporá-la nas empresas. No entanto, o que se fala pouco é sobre tudo que podemos desenvolver a partir das particularidades dos jovens profissionais. Quando um programa de trainee encara de forma propositiva os questionamentos trazidos pela Gen Z, os resultados podem ser incríveis – tanto para os indivíduos quanto para as empresas.
A geração Z é composta pelos nascidos entre 1996 e 2012, aproximadamente. São pessoas nativas digitais, que se formaram num contexto em que os limites da comunicação e das relações em geral se expandem constantemente.
A Gen Z já corresponde a 30% da população mundial. Conforme essa porcentagem cresce, aumentam também as pesquisas sobre o comportamento e as características dessa parcela geracional.
Essa é a geração com maior consciência ecológica até hoje. Já era assim pré-pandemia, e a característica se acentuou com a crise sanitária. Portanto, valores relacionados à sustentabilidade são extremamente importantes.
Além disso, a inovação constante é valorizada: o que não funciona precisa ser mudado, sem apego ao padrão ou processo estabelecido até então. Os membros da geração são indivíduos que enxergam o trabalho de maneira diferente das gerações anteriores e buscam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional de maneira muito mais ativa.
Também são autodidatas, dão devida importância à saúde mental e buscam por autenticidade. Aliás, a autenticidade e individualidade são mais valorizadas do que nunca, o que inclusive dificulta colocar a geração Z em uma caixinha.
Programas de trainee mais preparados para atender os indivíduos contemporâneos são aqueles que aprenderam com as novas gerações ao invés de tentar moldá-las ao que se esperava até então dos profissionais.
Aqui na Flow, todas as experiências e aprendizados apontam para a personalização e adaptabilidade.
Na prática, isso significa:
Em um dos treinamentos que a Flow cocriou com a Globo, pudemos colocar em prática tudo que trouxemos neste artigo e muitos outros aprendizados que não couberam aqui.
O depoimento do Ícaro Leite, um dos trainees desse programa, evidencia muito dos interesses e comportamentos que as pesquisas sobre a Gen Z aponta.
Quando perguntado sobre o principal ponto positivo do treinamento, ele respondeu:
“A possibilidade de enxergar a empresa de uma perspectiva mais holística e humana, entendendo que os valores e objetivos de áreas, processos e pessoas têm que estar alinhados e convergindo para um objetivo comum, para que as coisas caminhem da melhor maneira possível, e o desenvolvimento pessoal e profissional que acontece ao imergimos em rotações dinâmicas e suportadas por um time de líderes e mentores.”
Enfim, o grande segredo para um programa de trainee de sucesso é, justamente, não apostar em uma receita de sucesso. Produtos pré-prontos, de prateleira, nunca poderão encampar todas as necessidades e individualidades das pessoas e da empresa.
Portanto, com programas de trainee personalizados, cocriados junto ao RH interno e preparados para serem adaptados ao longo do caminho, as chances de sucesso se multiplicam. E esse sucesso se reflete em ambientes de trabalho mais agradáveis e produtivos, profissionais mais engajados e preparados e, claro, mais sucesso para a empresa.
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